sexta-feira, 14 de março de 2014

Minhoca é bom, mas no vaso não!

Tudo mundo sabe ou já ouviu falar sobre a
importância da minhoca para o solo e também
sobre o uso do humos de minhoca como adubo natural - um excelente adubo, por sinal.

Esses bichinhos de aparência estranha, corpo anelado, que vivem em baixo da terra e que causam aversão a algumas pessoas são na verdade um dos maiores aliados do meio ambiente.

As minhocas se alimentam de restos orgânicos em decomposição depositados no solo, tanto os de origem vegetal como folhas, cascas e raízes mortas, como de origem animal, transformando, no processo digestivo, estes resíduos em um adubo rico em nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas vivas - o humos.

O humos de minhoca é muito mais rico em cálcio (Ca), magnésio (Mg), nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) do que qualquer material que lhe deu origem, por isso é um excelente fertilizante natural.
Agora você deve estar se perguntando: então por que não devo ter minhocas nos meus vasos de plantas?

Explico: O micro ambiente de um vaso não é apropriado para a minhoca. Ela necessita de espaço e de muito resíduo para se alimentar. Além disso, a minhoca se reproduz rapidamente, botando centenas de ovos em um curto período. Só para se ter ideia, a minhoca vive até 16 anos e, neste período, pode colocar em média 15 milhões de ovos! Então o que acontece com este monte de minhocas? Vão começar a saltar de seu vaso, andar pela varanda, pela sala....

Já vi algumas pessoas dizendo que minhoca traz dano as plantas em vasos porque comem suas raízes. ISTO NÃO É VERDADE. As minhocas não se alimentam de qualquer coisa viva. Por isso, se não encontrarem alimento no seu vaso, vão buscar outro lugar, "fugindo" do vaso.

Agora, se você quer ter minhocas em casa e ajudar ainda mais o meio ambiente, que tal uma composteira? Falarei sobre isso no próximo post.

36 comentários:

  1. Denise, quanto temos que colocar de humos de minhoca num vaso, proporcionalmente à quantidade de terra?

    ResponderExcluir
  2. Você deve usar uma mistura de 25% de humos para 75% de terra para encher o vaso na ocasião do plantio e recobrir com mais ou menos 1 cm de humos. A cada 3 meses você pode recobrir novamente o vaso, desde que a planta não esteja florindo.

    ResponderExcluir
  3. Oi. Como faço então para acabar ou diminuir as minhocas das jardineiras de plantinhas aromáticas/ temperos?

    ResponderExcluir
  4. Oi. Como faço então para acabar ou diminuir as minhocas das jardineiras de plantinhas aromáticas/ temperos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula

      Provavelmente, na ocasião do plantio, você utilizou terra com minhoca e/ovos de minhoca. Muitas vezes o humus adquirido não está esterelizado.
      A única maneira de você se livrar das minhocas é trocando toda a terra de sua jardineira por uma de boa qualidade. Aliás, esta é a melhor época para isso.
      Jardineiras e vasos devem ter seu substrato trocado uma vez por ano, sempre um pouco antes ou no início da primavera para garantir melhor a nutrição e o desenvolvimento das plantas confinadas.
      Se você tiver um jardim, a terra retirada pode ser adicionada lá! As minhocas no solo ficam mais felizes por estarem livres.
      Se vc for optar por comprar substrato para floreira já enriquecido com humus, certifique-se que seja esterilizado. Caso vc vá fazer a mistura de terra e humus, para garantir que não haja mais surpresas você deve espalhar o humus em uma assadeira e leva-lo ao forno pré aquecido a 180º e "assar" por uns 10min. Este procedimento vai matar eventuais ovos que tenham ficado na mistura.
      Boa sorte e obrigado pelo contato

      Excluir
  5. As minhocas não se alimentam da raiz, mas sugam todos os nutrientes dela, deixando a planta fraca e amarelada e sem desenvolvimento, além de deixarem o solo pastoso, dificultando a respiração e o desenvolvimento da planta

    ResponderExcluir
  6. Bacana isso mesmo aconteceu comigo boa explicação nota 10...

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é João carlos.
    Eu tenho plantas frutíferas no vaso
    A terra do vaso da minha laranjeira está com muita
    Minhica. Isso faz mal para laranjeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, José Carlos
      Plantas em vaso necessitam de cuidados especiais para se manterem saudáveis, principalmente as de médio porte, como é o caso de frutíferas.
      Elas precisam de uma manutenção anual com troca de terra, remoção e poda de raizes.
      Excesso de minhocas podem sim prejudicar sua laranjeira! Por isso, é importante que a terra nova seja adubada e com humus, não com minhoca.
      Cuide bem de sua planta e ela lhe agradecerá sempre.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi, José Carlos
      Plantas em vaso necessitam de cuidados especiais para se manterem saudáveis, principalmente as de médio porte, como é o caso de frutíferas.
      Elas precisam de uma manutenção anual com troca de terra, remoção e poda de raizes.
      Excesso de minhocas podem sim prejudicar sua laranjeira! Por isso, é importante que a terra nova seja adubada e com humus, não com minhoca.
      Cuide bem de sua planta e ela lhe agradecerá sempre.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Denise me da uma dica, eu estou com um vaso grande que tem uma kinkan, e a terra esta muito barrenta e a agua nao filtra direito, o que devo fazer?
    obrigado

    ResponderExcluir
  9. Denise, eu estou com uma arvore de kinkan, a terra esta barrenta e com muita minhoca, estou com receio de tirar a terra e machucar a raiz da arvores, mesmo com cuidado, que voce sugere?
    obrigado
    Weber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Weber
      Plantas em vaso necessitam de cuidados constantes. É realmente necessário que você transplante sua kinkan, colocando terra nova. O melhor, em alguns casos, é quebrar o vaso para machucar o mínimo possível a planta.
      Após retirar a planta do vaso, limpe bem as raizes (pode dar uma lavada), retire todas as raízes fracas e secas utilizando tesoura de poda e corte um pouco, para que se acomode melhor no vaso.

      Excluir
    2. Oi, Weber
      Plantas em vaso necessitam de cuidados constantes. É realmente necessário que você transplante sua kinkan, colocando terra nova. O melhor, em alguns casos, é quebrar o vaso para machucar o mínimo possível a planta.
      Após retirar a planta do vaso, limpe bem as raizes (pode dar uma lavada), retire todas as raízes fracas e secas utilizando tesoura de poda e corte um pouco, para que se acomode melhor no vaso.

      Excluir
  10. Olá Denise! É obrigatório utilizar o madaldrin ao se plantar flores no jardim?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ola Denise, tenho duas jabuticabeiras em vaso na varanda do meu apartamento, esta comigo a ha 3 meses, foram replantadas nos vasos com terra vegetal e um pouco de húmus, agora fui dar uma mexida na terra e notei que existem minhocas nos vasos, grandes e pequenas, o que devo fazer ? esperar mais um pouco e depois trocar a terra ou já providenciar isso ???
    a jabuticadaba maior esta dando frutos, já a menor ainda não !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David
      Provavelmente o humus usado não estava estéril e continha ovos de minhoca que eclodiram.
      Quando plantamos em vaso, usando terra vegetal de qualidade, não é necessário humus.
      Minha sugestão: transplante as suas jabuticabeiras, utilizando apenas terra vegetal. Importante: o transplante deve ser feito quando a planta não está produzindo flores ou frutos. Aproveite e dê uma boa limpada e "penteada" nas raízae, removendo pontas mortas.

      Excluir
    2. Oi, David
      Provavelmente o humus usado não estava estéril e continha ovos de minhoca que eclodiram.
      Quando plantamos em vaso, usando terra vegetal de qualidade, não é necessário humus.
      Minha sugestão: transplante as suas jabuticabeiras, utilizando apenas terra vegetal. Importante: o transplante deve ser feito quando a planta não está produzindo flores ou frutos. Aproveite e dê uma boa limpada e "penteada" nas raízae, removendo pontas mortas.

      Excluir
  13. Ola Denise, entao, tenho um jardim com uns 3m² localizado perto da minha area, com uma camada de grama,e tem muita minhoca Muitaa mesmo, e estao entrando em casa sujando tudo ,não sei oq passar pra nao matar a grama e acabar com as minhocas,por favor me ajude, nao achei nada na internet, se pudesse me passar algo pra acabar com elas de vez pode até ser um inseticida, agredeceria muito, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cadu

      Realmente é uma questão difícil, que exige um alguns questionamentos:
      - esta terra com essa grama já estavam no local ou foi vc que plantou?
      - qual o tipo de grama?
      - o que vc tem nesta área, além da grama?
      - é costume jogar resíduos de alimentos nesta área? Tipo casca de ovo, casca de frutas, etc?
      - esta área é cimentada (tem cimento em baixo, formando uma espécie de "vaso"?
      - como é esta minhoca? Sim, temos espécies de minhocas, inclusive importadas, muito usadas em composteiras.

      Veja bem: se a área é cimentada, forma um vaso e, portanto, não tem profundidade e condições de abrigar uma colonia de minhocas. Elas então tendem a sair para procurar locais com mais espaço.
      Por outro lado, elas só se reproduzem nesta proporção que vc está relatando se tiverem abundância de alimento (veja meu post sobre compostagem)

      Não tenho conhecimento e nem encontrei em pesquisas qualquer pesticida que resolva seu problema mas, posso sugerir algumas alternativas:
      - remova a grama. Vc pode fazer isso em placas, como são normalmente vendidas, para reaproveitar a grama.
      - remova toda a terra do canteiro, descarte ou venda para criadouros ou para que faz compostagem.
      - esterilize o canteiro com uma solução de vinagre branco, bicarbonato de sódio e água, na proporção 200ml, 2 colheres de sopa e 400ml.
      - coloque terra para floreira adubada e estéril.
      - pulverize com a mesma mistura de bicarbonato a parte de terra das placas de grama e replante.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte,
      Denise

      Excluir
  14. Ola, eu tenho uma adenium obesum de seis meses e encontrei uma minhoca adulta no quintal . Gostaria de saber se posso coloca-la no vaso da adenium.

    ResponderExcluir
  15. Eu boto as folhas num canto que caidas árvores e jogo tudo po de cafe casca de banana molho de vez emquando.quando Vejo tem minhocas

    ResponderExcluir
  16. Eu boto as folhas num canto que caidas árvores e jogo tudo po de cafe casca de banana molho de vez emquando.quando Vejo tem minhocas

    ResponderExcluir
  17. Agora complicou, uma muda de pimenta morreu por que o carrocho estragou.. Ok!!!' Passei essa terra para outro vaso... Estava repleto de minhocas.... E agora!????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a descartar a terra num jardim, onde as minhocas serão felizes e farão seu trabalho, e refazer o vaso com terra adubada estéril.

      Excluir
    2. Aconselho a descartar a terra num jardim, onde as minhocas serão felizes e farão seu trabalho, e refazer o vaso com terra adubada estéril.

      Excluir
  18. Denise a única maneira de esterilizar ou eliminar ovos de minhocas e levando ao forno (180°)?

    ResponderExcluir
  19. Estava com esse problema e um amigo me ensinou colocar ki boa na aquarela e molhar a terra onde está a planta, fiz em todos meus vasos, tenho uns 50, é impressionante o tanto de minhoca que sai do vaso, e oque é melhor não danificou minhas plantas...

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, adorei o post, e pelo oque li to com um provlema aqui na minha varanda, kkk
    Hoje estava tirando ums alfaces q não queria mais, da minha horta, e notei que os vasos estão com minhocas, eu contei 5, mais deve ter mais nos outros vasos, eu tenho uma horta suspensa, e reparei que de uns tempos p cá, as folhas estão morrendo, ficam amareladas e depois seca, os pé de tomate não chega nem a crescer direito, e parece que tudo que estava lindo, esta apodrecendo, não sei mais oque fazer, será que são as minhocas? Ou alguma praga? Eu ja comprei um oleo para praga que me indicaram, mais nenhum resultado ainda.

    ResponderExcluir
  21. Anny

    As minhocas podem sim ser o problema pois podem estar desnutrindo as plantas, uma vez que o espaço é pequeno.
    Recomendo remover toda a terra e replantar em terra adubada com humus. Caso vc tenha dúvida quanto a esterilidade da terra, coloque no forno por uns 10min.
    Aproveite para lavar bem as raízes, em água corrente, antes de realizar o replantio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Denise

    Eu tenho uma composteira e gostaria de usar o húmus das minhocas nas minhas hortas. Quais cuidados e procedimentos eu preciso tomar para que não encha de minhocas os vaso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flavita
      O cuidado ao usar o humus em vaso é que ele esteja livre de ovos. Para usar o humus em vaso vc pode coloca-lo numa assadeira e levar ao forno pré aquecido por 10 minutos.
      Agora,se sua horta for de chão, não há necessidade de esterelizar o humus, pode usa-lo direto, misturado com terra.

      Excluir
    2. Muito obrigada Denise! Farei isso!

      Excluir
  23. Oi Denise, tenho uma muda de morango em um vaso pequeno suspenso com terra vegetal e humus de minhoca e percebo q a terra está bem ventilada e não compacta (o q é importante já q o morango gosta de água). Mas certa vez percebi uma minhoca grande se movendo debaixo da terra, preciso mesmo descartar a terra por causa das minhocas? N seria ruim por perder a ventilação da terra? Não geraria a compactação da terra?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  24. Acompanhando, pois me atrevi a plantar muitas plantas rsrs e estou gostando

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do meu blog!